2

July Thereza...


Estudante de letras e futuramente de jornalismo,
July Thereza a garota de grande potencial no mundo das fanfictions, concordou em dividir conosco um pouco de sua vida como escritora de historias do TH... Curiosas? Que tal acompanhar abaixo essa entrevista?





Gossip: Diga-me algo sobre você...

July: Bem, tenho 17 anos, quase 18. Faço faculdade de Letras e mais para frente pretendo fazer jornalismo. Gosto de ler desde os meus 11 anos e comecei a escrever com 15 anos. A primeira fic que escrevi foi uma one-short do Harry Potter, na época era bastante fã. Depois escrevi algumas sobre Naruto e agora estou mergulhada no mundo do TH, comecei a escrever fanfics do TH com 16 anos. Também escrevo um livro e ainda continuo lendo muito, não apenas por causa da faculdade, mas sim, como eu disse anteriormente, porque eu gosto e muito.

Gossip: O que inspirou você a começar a escrever fanfics do TH?

July: Bem, eu já conhecia fanfics sobre vários outros assuntos, mas sempre sobre personagens completamente fictícios, e não pessoas reais como são os TH. Um dia, num fórum que já nem existe mais, eu comecei a ler as fanfics do TH, me lembro que comecei pelas fics da Mary Marchi e amei, aí então, comecei a ler todas que me interessavam.

Gossip: De onde você tira suas idéias?

July: Às vezes é do dia a dia, sonhos, ou até mesmo alguma fic que eu li e me fez ter aquela determinada ideia. Mas acredito que seja mais com o dia a dia, as coisas que acontecem comigo ou que eu imagino que poderiam acontecer me dão uma enorme criatividade e eu consigo colocar isso no papel.

Gossip: Você começa com uma única idéia e aumenta a partir daí ou você já sabe de toda a história antes de começar?

July: Sempre quando começo a escrever uma fic tento já pensar em como irei desenvolver o início dela e como será o final, depois, no decorrer da escrita, vou criando algumas complicações para que cheguem naquele determinado final. Mas também já mudei o final de algumas, então acredito que o mais difícil seja o início e as complicações... E o final.

Gossip: Como você classifica o seu trabalho?

July: Tento dar o meu melhor e sempre tento escrever de acordo com o que eu acho correto, regras de gramática e tal, mas sempre tem alguma falha, mas ninguém é perfeito. Classificaria o meu trabalho como a tentativa de passar alguma coisa, não é só o que eu escrevo que vale, mas sim também o que acontece ou poderia acontecer e como a pessoa se sente lendo o que eu escrevo. Gosto muito de opiniões, críticas e dicas, acredito que isso me ajuda a crescer e melhorar na minha escrita. Penso em nunca desistir, por mais difícil que esteja de escrever, às vezes dou um tempo e consigo voltar a escrever ou às vezes sou obrigada a dar um tempo porque preciso conciliar a faculdade, coisa que também não é fácil. Acho que sou boa até, mas me pego lendo o que escrevi e encontro cada coisa que me faz pensar, 'uau, eu progredi', 'nossa, eu escrevi isso?'. Tem dias que eu fico surpresa comigo mesma.

Gossip: Qual foi a primeira fanfic que você leu?

July: A primeira fic que eu li foi uma do Harry Potter, não me recordo qual foi. Mas as primeiras fanfics do TH que li foram as da Mary Marchi.

Gossip: Você tem algum tipo de ritual para escrever as histórias?

July: Tenho vários! Escrevo sempre ouvindo música, tomo leite com toddy na maioria das vezes para continuar acordada e escrevo sempre a noite, quando tudo está mais calmo e silencioso. No caso da escrita, funciono melhor a noite. Escrevo toda noite, nem que seja uma única linha antes de dormir.

Gossip: Como você age quando bate aquele bloqueio na hora de escrever?

July: Não fico desesperada, mas fico meio amuada... Tento ler o que escrevi antes para ver se voltam as ideias, ou então, tento ler alguma fic e ouvir música, sempre ajuda. Mas também tenho a minha beta-reader, ela sempre me ajuda com ideias. E se nada disso dar certo, dou um tempo, mas logo as ideias voltam e eu consigo escrever.

Gossip: Cite alguns de seus escritores favoritos de fanfic?

July: Hm, tem vários. Rafa Marcolin, Mary Marchi, Andressa (Andy), Anne L, Susi (diva). É, são essas.

Gossip: Dentre seu trabalho, qual sua personagem preferida?

July: Jane, da Hypnotized by Jane, uma mini-fic que escrevi no ano passado. Além de ela ser o que eu sonho em ser, jornalista, eu realizei nela tudo o que eu mais almejo, desde um trabalho no jornal mais famoso da Europa até encontrar alguém especial.

Gossip: Qual é o maior problema que você encontra para escrever?

July: Diria que é o tempo. Sempre quando tenho muito tempo, não consigo escrever, mas quando tenho pouco tempo, tudo sai que é uma beleza. Gosto muito de escrever, tem dias que chego a ficar com os dedos machucados de tanto escrever e, na maioria das vezes durmo pouco. Se pudesse, trocava o dia pela noite facilmente. Acredito mesmo que seja o tempo, mas tem vez que eu sei o que vai acontecer em certa fanfic, mas não consigo transmitir isso para o papel... Essa é uma grande dificuldade minha também.

Gossip: Algum autor em especial influenciou seu modo de escrever? Ou a inspirou de alguma forma?

July: Bem, o jeito que eu escrevo, em primeira pessoa, veio de vários livros que eu li. As crônicas vampirescas de Anne Rice, uma coleção que eu recomendo muito, diria que foi a minha maior influência em qualquer fanfic que eu já tenha escrito.

Gossip: Quanto tempo, em média, você leva para escrever uma fic?

July: Depende muito da fic e do que eu quero colocar nela... One-shorts eu já cheguei a demorar uma semana para concluir, mas fics grandes eu costumo demorar no mínimo um ano, também depende muito do meu tempo e de como vai surgindo a inspiração... Também de como eu passo para o papel, às vezes não consigo transmitir direito o que eu quero e acabo deixando de lado ou até mesmo reescrevendo como fiz com a Alien.

Gossip: Você tem algum conselho em especial para novos escritores de fanfic?

July: Leiam muito, quanto mais repertório vocês tiverem, melhor, mais idéias vocês terão. Leiam fics, livros e assistam TV, seriados, filmes, pois ajuda e muito... E por favor, saibam alguma coisa pelo menos das personagens que vocês usarão. Outra coisa também que eu me importo muito é quanto a escrita, a história pode até ser legal, mas se tiver muitos erros, muitos emoticons, acaba perdendo a graça e vontade de ler. Eu também adoro embelezar as minhas fics com capas, capa em cada capítulo e também procuro uma pessoa para representar cada personagem, adoro fazer isso! Penso que fica mais fácil de você transmitir a idéia para o leitor. Usem música também, fica super legal.

Gossip: Diga porque o leitor deve acompanhar seu trabalho...

July: Bem, eu sempre tento dar o melhor de mim, escrevo sobre coisas que eu gosto e assim consigo desenvolver melhor aquilo, se torna prazeroso para mim. De alguma forma, também espero que se torne uma leitura prazerosa. Em cada coisa que escrevo coloco um ponto de vista meu claro que não é nada perfeito, mas eu tento. Acho que isso é o que mais vale você tentar e não desistir. Escrevo porque gosto e sempre espero melhorar conforme vou escrevendo. Na maioria delas tento colocar coisas do cotidiano, que acontecem realmente com a gente, até mesmo na minha fic de vampiros, coloquei algo que nem é tão citado assim em livros. Tento ser original e não copiar ninguém, mas sempre tem alguma coincidência... Gosto muito de Tokio Hotel, muito mesmo e gosto de fazer as pessoas se divertiram, se distraírem lendo o que eu escrevo. Fico tão feliz com um 'continua' que seja. Acho que é isso.


Atualmente a Jully está postando suas fanfictions no Nyah e também no TH Brasil... Então é só escolher um destes sites e acompanhar suas fanfictions muito bem escritas eu devo confessar...

2 comentários:

Mary Berry
Este comentário foi removido pelo autor.
Mary Berry

A Ju, além de uma excelente pessoa, escreve divinamente bem e tem ótimas ideias para as fics! Ela é uma pessoa muito especial e tem um talento incrível!
July, sucesso!!!
=*

Postar um comentário